Não deve surpreender que o setor de serviços financeiros seja um dos setores mais suscetíveis a ataques cibernéticos. Os desafios de segurança cibernética dos serviços financeiros estão aumentando porque os agentes de ameaças e os agentes internos maliciosos muitas vezes encontram nos bancos os alvos ideais para conduzir roubos e fraudes potencialmente lucrativos.
Ao realizar suas atividades, os criminosos cibernéticos aproveitam o motor das empresas de serviços financeiros – a confiança, a integridade e a credibilidade de seus clientes. Quer os clientes sejam titulares de cartões de crédito ou grandes organizações com enormes quantidades de dados financeiros armazenados nas redes de um banco, eles precisam ser capazes de confiar na capacidade de suas instituições financeiras de proteger e lidar com dinheiro e informações com segurança das maneiras mais confiáveis e confidenciais.
Manter essa confiança nunca foi tão desafiador, particularmente dada a expansão contínua e a crescente sofisticação do crime cibernético e dos criminosos. Para complicar esse desafio, todo o setor financeiro está passando por uma transformação digital, com instituições financeiras de todos os tamanhos introduzindo novas ferramentas digitais e tecnologias avançadas para melhorar a maneira como atendem seus clientes. Embora essas inovações tenham trazido benefícios reais, elas também aumentaram os riscos cibernéticos dos serviços financeiros, expandindo as superfícies de ataque para os agentes de ameaças e proporcionando-lhes novas oportunidades de ataque.
O foco na proteção da segurança cibernética de serviços financeiros e de bancos está crescendo em prevalência, e aqui está o porquê.
A engenharia social vem aumentando há algum tempo e continua sendo uma das ameaças cibernéticas mais perigosas para as empresas de serviços financeiros. Usar técnicas sofisticadas para enganar funcionários ou clientes da empresa com e-mails de phishing que os levam a entregar coordenadas de acesso, baixar malware ou transferir dinheiro para contas falsas continua a ser um método de escolha para hackers que procuram roubar dinheiro e dados.
O setor de serviços financeiros está implementando novas soluções tecnológicas, como computação em nuvem, inteligência artificial e serviços digitais, incluindo serviços bancários móveis. Enquanto isso, o surgimento de bancos virtuais está impulsionando uma maior transformação na infraestrutura de TI em todo o setor. Tudo isso aumenta os riscos de segurança cibernética bancária para as empresas e seus clientes.
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Apesar das técnicas avançadas que os agentes maliciosos usam para se infiltrar na rede de uma organização, muitas invasões digitais são atribuídas a ameaças internas de funcionários atuais ou que deixaram recentemente a empresa, e ainda mais a erros inócuos e lapsos de julgamento por parte da equipe. Os agentes de ameaças empregam métodos sofisticados de engenharia social para explorar esse fator humano, bem como elos fracos nas relações digitais que as empresas de serviços financeiros podem ter com parceiros, fornecedores ou seus próprios clientes.
De acordo com um relatório recente, o surgimento da pandemia da COVID-19 causou um aumento de 238% nos ataques cibernéticos direcionados aos bancos. Este movimento não é surpreendente, dado que os criminosos cibernéticos procuram encher os bolsos durante tempos de caos e incerteza.
Os reguladores nos níveis estadual, federal e internacional responderam ao crescimento dos ataques cibernéticos de serviços financeiros, implementando novas regras para as instituições de serviços financeiros que supervisionam. De acordo com dados do setor, somente nos Estados Unidos, mais de 30 regulamentos de segurança cibernética foram lançados desde 2014.
Como medida proativa para avaliar as defesas cibernéticas da sua empresa, os especialistas da Unit 42 podem realizar uma análise de prontidão para violações, que quantifica a capacidade da sua organização de identificar e responder a ataques cibernéticos, desde ransomware a denial-of-service (rejeição de serviço - DOS) a ameaças internas maliciosas. O processo de análise sinaliza quaisquer lacunas de segurança que precisam ser abordadas imediatamente, deixando você com um conjunto de recomendações específicas e acionáveis para manter uma postura de defesa cibernética de nível superior e estar pronto para responder de forma rápida e eficaz a quaisquer futuras tentativas de intrusão.
A proteção começa com o início de defesas e a implementação de recursos de monitoramento contínuo para garantir a prestação de serviços de infraestrutura crítica. Os exemplos incluem a identificação de gerenciamento e controle de acesso, a realização de treinamento de conscientização de risco cibernético para os funcionários e a implementação de processos e procedimentos de proteção da informação. Isso envolve monitorar os desenvolvimentos e eventos de segurança cibernética dos serviços financeiros para verificar a eficácia das medidas de proteção.
A Unit 42 oferece avaliações direcionadas e serviços técnicos de segurança cibernética para testar e avaliar a postura de segurança cibernética e a resiliência cibernética geral, e para verificar se os controles de segurança estão funcionando de forma ideal e eficiente. Isso inclui testes de intrusão – onde simulamos um ataque do mundo real para avaliar a força de suas contramedidas e identificar vulnerabilidades ocultas – testes de aplicativos da web e móveis, avaliações de segurança direcionadas de suas configurações atuais, exercícios de phishing e exercícios teóricos que abordam cenários personalizados com base em ameaças específicas do setor de serviços financeiros.
A equipe de resposta a incidentes da Unit 42 está pronta a qualquer momento para ajudar as organizações de serviços financeiros a investigar, erradicar e se recuperar de ataques de ransomware, bem como de comprometimento de e-mails comerciais, divulgações inadvertidas de dados e qualquer outro tipo de incidente. Nossa missão é interromper imediatamente o ataque, expulsar o intruso, restaurar os sistemas e colocar as operações on-line novamente o mais rápido possível, minimizando o tempo de inatividade – ao mesmo tempo em que aproveitamos as soluções de análise de dados para investigar a extensão da exposição e as obrigações regulatórias relevantes.
A Unit 42 pode ajudar a reconfigurar os processos de trabalho e os procedimentos de segurança para restringir as oportunidades para os agentes de ameaças enganarem e explorarem os funcionários, parceiros, fornecedores e clientes da sua empresa. Nossos especialistas também podem criar e implementar programas de treinamento de funcionários sobre como reconhecer e evitar ataques cibernéticos de serviços financeiros.
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